Horário de Funcionamento

Segunda a Quinta - 06:30 as 17:00
Sexta - 06:30 as 16:00

Atendimento

(28) 3037-7474
comercial@pierri.com.br

Dicas


Empresário, entenda o exame médico Periódico.

01.02.2017

Para maioria dos empresários é relativamente fácil o entendimento de que os Exames Admissional e Demissional sejam necessários, até por que os Contadores não conseguem (não deveriam?) efetivar a admissão ou demissão do funcionário sem estes documentos. No entanto, o controle médico periódico ocupacional da saúde da equipe não é seguido, acredito, na maioria das empresas.

 

Chega ser curioso como o Exame Médico Periódico é negligenciado pela maioria dos empresários. É lógico que muitas vezes falta ao empresário orientação sobre isso, já que, como sabemos, a grande maioria deles constituem  empresas  de micro e pequeno porte, não possuindo equipe técnica para assessorá-los.

 

A NR7, Norma Trabalhista que regulamenta o controle médico ocupacional estabelece parâmetros mínimos que devem ser obedecidos na dependência dos riscos  existentes na atividade, o controle médico periódico é obrigatório para todas as empresas.

 

A periodicidade mínima do controle médico também esta especificada na NR7, e é definida na dependência dos riscos da atividade. Algumas delas (Ex. Frentistas), é obrigatório exame de sangue no mínimo de seis em seis meses em razão do grande perigo do contato com combustível, que pode resultar em grave doença incurável.

 

É curioso também como em algumas atividades, por exemplo:  comércio, bancos, escolas , predomine um entendimento, diga-se entre patrões e empregados, de que são profissões sem riscos para a saúde e o controle periódico nessas atividades é negligenciado de forma habitual. Nestas e outras atividades o principal risco à saúde está relacionado a fatores ergonômicos, provocadores de doenças crônicas, muitas vezes incuráveis e que resultam na incapacidade permanente. Os melhores exemplos são a doenças depressivas e as osteomusculares (tendinites).

 

Portanto, negligenciar no controle PERIÓDICO da equipe é colocar em risco a saúde de seu empregado e, com certeza, criar condição de elevados passivos trabalhistas para sua empresa. Antes de ser uma obrigatoriedade o EXAME PERIÓDICO deve ser entendido pelo empresário como a melhor forma de antecipar o diagnóstico de possíveis lesões ou doenças ocupacionais, preservando a saúde do trabalhador, isto é, seu principal patrimônio, antes que se tornem irreversíveis e o incapacite para o trabalho, com as conseqüências que todos nós sabemos.

 

Comentários


© Pierri Ocupacional. Todos os direitos reservados.
Produção / Cadetudo Soluções Web