Horário de Funcionamento

Segunda a Quinta - 06:30 as 17:00
Sexta - 06:30 as 16:00

Atendimento

(28) 3037-7474
comercial@pierri.com.br

Notícias


Análise e quantificação de possíveis riscos no ambiente de trabalho

10.03.2020

De modo geral, os riscos ocupacionais têm relação com o ambiente e a atividade desenvolvida pelos trabalhadores, determinando situações que possam vir a causar danos a integridade física (acidentes de trabalho) ou a saúde (doenças ocupacionais) do trabalhador.

Assim, cada tipo de negócio tem uma característica do risco diferente e própria, fazendo com que a exposição do profissional aos ambientes externos dependa diretamente do ramo de atuação da empresa para a qual presta serviço.

A análise de riscos ocupacionais consiste, então, em identificar e analisar possíveis ameaças que seus colaboradores e o meio ambiente de trabalho estão sujeitos a sofrer.

Por meio desse recurso é que deve ser iniciada toda a atividade de gestão ocupacional para que as empresas possam prever antecipadamente e proteger-se legalmente através de ações práticas, tais como: elaboração de documentos próprios, alterações necessárias em sua estrutura física, emissão de protocolos que confirmam recebimento de capacitação pelo trabalhador, declaração de uso obrigatório de equipamentos de segurança, entre outros.

Quando seu serviço ocupacional realiza uma análise de risco eficiente, é possível conhecer a natureza dos eventos (riscos), a intensidade, o período e quantidade de vezes em que eles acontecem dentro se sua empresa, para finalmente adotar medidas preventivas eliminatórias ou neutralizadoras dos mesmos.

Por esse motivo, o sistema de análise e identificação dos riscos ocupacionais requer uma atenção especial.

 

Mas como deve ser feito um bom monitoramento de riscos ocupacionais? Sugerimos seguir três passos:

» realizar a análise de risco periodicamente:  o ambiente de trabalho na maioria das vezes muda continuamente, exigindo a adoção de novas medidas preventivas;

» documentar os acidentes ocorridos: além de ser obrigatório por lei, a documentação de acidentes ocorridos no trabalho é uma excelente forma de identificar o que aconteceu de errado para tomar decisões que farão com que o evento não se repita;

» sugerir e acompanhar ações preventivas para cada situação identificada no monitoramento dos riscos;

 

O reconhecimento prévio de riscos existentes no ambiente de sua empresa com posterior investimento em prevenção de doenças e acidentes é fator primordial para o sucesso de seu negócio.

Finalmente, é importante ressaltar que a conscientização de toda a equipe, assim como o seu comprometimento com as regras estabelecidas, é fundamental para que a organização consiga alcançar êxito com um sistema de segurança mais eficiente.

 

Comentários


© Pierri Ocupacional. Todos os direitos reservados.
Produção / Cadetudo Soluções Web