Horário de Funcionamento

Segunda a Quinta - 06:30 as 17:00
Sexta - 06:30 as 16:00

Atendimento

(28) 3037-7474
comercial@pierri.com.br

Notícias


Raiva pode prejudicar saúde do trabalhador

Falta de ética torna o ambiente de trabalho insuportável

19.08.2015

Falta de ética, fofocas, pressão por resultados e competição podem tornar o ambiente de trabalho num lugar insuportável, como um vírus que corrói os processos de trabalho, na definição da escritora Vera Martins, autora do livro ''Tenha calma - como lidar com a raiva no trabalho e transformá-la em resultados positivos''.

 

A autora, que é especialista em medicina comportamental, afirma que este sentimento tem presença constante no mundo corporativo e, na maioria das vezes, é mal resolvido. “A raiva mal resolvida impede o profissional de agir assertivamente, tendo impacto na sua saúde mental e nos resultados profissionais. O que, muitas vezes, é imperceptível aos olhos da organização”, alerta.

 

A autora realizou pesquisa com 220 profissionais e a maioria (52%) respondeu que encara o problema de frente e vai conversar com aquele que despertou o sentimento para mostrar seu posicionamento, sem levantar a voz e sem agressividade.

 

Já 21% disseram engolir a raiva para não aumentar o conflito, enquanto 18% não procuram a pessoa que os irritou, mas tratam o problema com ironia, ou então adotam uma postura política, fingindo que o problema não os afetou. A minoria (9%) respondeu que vai ao confronto direto, sem medo de piorar o conflito.

 

Segundo Vera, a maioria escolheu a alternativa mais sensata, que expressa a raiva de forma madura. Porém, no somatório das outras três alternativas, 48% dos profissionais adotam estratégias defensivas para expressar a raiva no ambiente de trabalho.

 

Para problemas no ambiente de trabalho, nada como aprender a trabalhar em equipe e dividir responsabilidades. Seja proativo, escute e interaja. Procure ser um elemento que traga solução, e não problemas ao grupo.

 

Cultivar a raiva prejudica a você, sua saúde e a qualidade de vida no trabalho e em família. Respire fundo, conte até dez e recomece. Se os conflitos forem constantes e inevitáveis,talvez esteja na hora de mudar de emprego.

 

Fonte:

globo.com

exame.abril.com.br

 

Comentários


© Pierri Ocupacional. Todos os direitos reservados.
Produção / Cadetudo Soluções Web