Conte até dez e respire fundo
19.08.2015
Quem cultiva a raiva toma veneno esperando que o outro morra. Veja algumas dicas para lidar com esse mal que corrompe e destrói a harmonia no ambiente de trabalho.
1- Responsabilize-se
Pare de procurar culpados e assumas suas responsabilidades;
2- Seja proativo
A proatividade melhora a qualidade do trabalho e ajuda na tomada de decisões;
3- Conte até 10
Não aja no impulso e sem pensar. Respire fundo e conte até 10. Agir por impulso leva à tomada de decisões que podem provocar profundo arrependimento;
4- Escute
Dê ao outro a chance de se manifestar. Evite levantar a voz ou interromper de forma grosseira e irracional. Mesmo que tenha razão, isso pode prejudica-lo;
5- Saiba a hora de falar
Não seja agressivo, mas também não se cale quando tem a chance de se manifestar. Ao se omitir você é o punido, mesmo que esteja certo. Se necessário, procure ajuda profissional para aprender a marcar posição sem agredir a todos no trabalho;
6 - Perdoe-se
Você é humano e os humanos erram. Não seja excessivamente rigoroso com seus erros. Imperdoável é falta de ética e caráter no ambiente corporativo;
7- Interaja
Interaja sempre e alerte, de forma gentil, os colegas de trabalho que estejam expressando sua raiva com frequência, prejudicando o ambiente de trabalho;
8 – Evite o efeito dominó
Problemas mal resolvidos podem desencadear ataques de fúria em cadeia. Resolva-os e evite o efeito dominó, em que o trabalho de meses de toda a equipe é destruído em poucos mintos por atitudes impensadas.
Fonte: Globo.com/ Exame.Abril
Ambiente de Trabalho Comportamento no Trabalho Carreira Profissional