Horário de Funcionamento

Segunda a Quinta - 06:30 as 17:00
Sexta - 06:30 as 16:00

Atendimento

(28) 3037-7474
comercial@pierri.com.br

Notícias


Concentre-se sem riscos à saúde

Automedicação provoca dependência e problemas cardíacos

20.08.2015

 

Remédios usados para “turbinar” o cérebro por pessoas saudáveis podem representar sérios riscos à saúde, causando, entre outros males, problemas cardíacos e dependência. É o que diz o professor e médico psiquiatra especialista em dependência química, Valdir Ribeiro Campos.

 

Ele afirma que tem crescido o número de pacientes, principalmente concurseiros, que buscam nas anfetaminas mais foco e atenção nos estudos. O médico explica que remédios como a ritalina, comumente utilizada para transtorno de déficit de atenção, é um dos mais buscados.

 

“Esse remédio é destinado a quem tem o transtorno. Quem não tem a doença busca usar achando que vai ficar mais ligado nas atividades do dia. Só que pode ter sérios problemas”.

 

Outros dados preocupantes são da PRF, que apontam os caminhoneiros como responsáveis por 30% dos acidentes nas rodovias, provocados principalmente pelo cansaço e a sonolência, inclusive dos que usam os chamados “arrebites”( medicamentos à base de anfetamina, anfepramona e sibutramina).

 

O psiquiatra Valdir Ribeiro Campos adverte que engana-se que pensa que o uso do medicamento vai melhorar o desempenho, mesmo alerta feito pela Polícia Rodoviária Federal: os “arrebites”provocam o aumento de energia e a redução do sono. No entanto, depois de passado o efeito, a sonolência é incontrolável, aumentando a probabilidade de acidentes.

 

Concurseiros e caminhoneiros, portanto, devem ficar atentos. Os remédios só podem ser tomados por quem possui doenças que demandam a medicação. A orientação para se ter um bom desempenho e atenção em sala de aula e no trabalho é ter boas noites de sono, alimentar-se bem e praticar atividades físicas. Enfim, ter uma vida saudável.

 

Diga não à automedicação.

 

Comentários


© Pierri Ocupacional. Todos os direitos reservados.
Produção / Cadetudo Soluções Web