As empresas devem valorizar as pessoas para criar pertencimento
22.08.2015
Embora pincípios e valores sejam cruciais para o sucesso de qualquer empresa, por si só não bastam e serão palavras vazias se não forem postos em prática por todos da equipe.
É preciso coerência entre os colaboradores de todos os níveis hierárquicos. Não adianta se basear no velho ditado “faz o que eu digo, mas não faz o que eu faço”.
O senso de pertencimento precisa ser despertado para que os melhores resultados sejam alcançados e haja qualidade de vida no trabalho.
Veja seis práticas gerenciais que reforçam os valores na empresa:
1- Cultura forte
Em todas as empresas centradas nas pessoas há um alinhamento claro e consistente entre os valores, a cultura, as atitudes e o comportamento neles baseados.
2- Contratação pela compatibilidade
As empresas centradas nas pessoas contratam conforme a adequação do indivíduo à cultura. Não significa que ignorem suas habilidades. P0elo contrário, reconhecem que, para contribuir de fato ao longo de um período considerável, ele tem de se sentir à vontade na organização. A habilidade que importa é a que vai ajudá-lo a crescer, a mudar e a desenvolver-se. Estão incluídas aí a disposição para aprender e experimentar coisas novas, para fazer parte de uma equipe e aceitar responsabilidades.
3- Investir nas pessoas
As empresas centradas nas pessoas indicam claramente aos funcionários a importância de cada um deles. Também investem em educação continuada. O treinamento é orientado para a socialização da cultura, não para o mero desenvolvimento de competências. A mensagem que transmite é que cada um deles é importante como pessoa e que a empresa tem com eles um compromisso de longo prazo.
4- Compartilhe informações
Na maioria das organizações, os dados são sigilosos. Nas empresas centradas nas pessoas, vale o contrário. A mensagem é clara: os funcionários são pessoas inteligentes e dignas de confiança, que têm a capacidade e o desejo de fazer o que for certo para a organização.
5- Sistemas baseados em equipes
Saliente a responsabilidade coletiva. As equipes podem conferir às pessoas a sensação de pertencer àquele lugar.
Fonte:
Exame.abril.com.br