Horário de Funcionamento

Segunda a Quinta - 06:30 as 17:00
Sexta - 06:30 as 16:00

Atendimento

(28) 3037-7474
comercial@pierri.com.br

Notícias


Ginástica laboral evita doenças

Prática evita afastamento do trabalho

09.09.2015

Dados da Previdência Social revelam que aproximadamente 90% dos afastamentos do trabalho são causados por doenças osteomusculares e sofrimento mental.

 

Essas doenças poderiam ser evitadas se o ambiente estivesse preparado para a realização das tarefas laborais.

 

Uma das principais formas de prevenir o adoecimento dos trabalhadores é a ginástica laboral, que  surgiu com a proposta de oferecer qualidade de vida no trabalho.

 

Ela proporciona também momentos de descontração e interação entre os funcionários, previne doenças ocupacionais e contribui para o bem estar físico e mental. 

 

Em Cachoeiro, muitas empresas oferecem ginástica intrajornada, quando os colaboradores param o que estão fazendo, várias vezes aos dia, para alongar-se.

 

Na Pierri Ocupacional a ginástica laboral também é uma prática regular.

 

As costureiras devem tomar cuidado com o encosto da cadeira, que  deve fornecer suporte para a coluna lombar descansar de forma ereta.

Os pés devem ter uma base que seja móvel e onde se possa fazer a flexão e extensão da panturrilha, pois esse movimento facilita o bombeamento do sangue, proporcionando uma melhor circulação.

 

Veja outras dicas:

 

Para quem trabalha sentado:


-O ideal é que a planta de seus pés esteja toda apoiada no chão, com os joelhos flexionados a 90º. Tenha cuidado para não exercer pressão entre a região posterior dos joelhos e a cadeira, pois isto comprime os vasos sanguíneos e dificulta o retorno venoso das pernas, contribuindo para formações de varizes e causando dor e formigamento nas pernas e pés. Utilize um apoio para os pés.
 

-Utilize cadeiras giratórias e evite realizar movimentos rotacionais bruscos com o pescoço e tronco. O mais adequado é levantar-se da cadeira ou girá-la.
 

-Procure levantar a cada 30 minutos, pois uma rápida caminhada estimula o retorno venoso das pernas através da contração muscular. Lembre-se de alongar braços, tronco e pernas pelo menos três vezes durante seu expediente.
 

-Aproxime sua cadeira da mesa, evitando flexionar seu tronco ou a cabeça para digitar e mantenha as costas bem apoiadas no encosto da cadeira.
 

-Para quem trabalha com computador, o ideal é manter o monitor a uma distância entre 45 a 75 cm dos olhos, regulando sua altura à linha de visão.

 

Para quem trabalha em pé:

-O ideal é usar calçados confortáveis, macios e sem saltos. Em muitos ambientes de trabalho o uso de calçados fechados é obrigatório. Se este for o caso e se os pés costumam ficar inchados ao longo do dia, uma dica é não apertá-los muito, deixando  um pouco de folga para os pés dentro dos sapatos.


-Procure alternar a posição de apoio sobre uma perna e outra, e sempre que possível, dê pequenas caminhadas e realize movimentos circulares com os pés para estimular a circulação sanguínea e minimizar as dores, desconfortos, inchaço e o aparecimento de varizes.


-Procure ficar em postura ereta, evite ficar inclinado para frente ou para os lados por muito tempo. Para quem utiliza mesas ou bancadas para manusear peças e/ou objetos, o ideal é que estas estejam a uma altura próxima a do umbigo e próximas ao corpo. Procure manter os cotovelos flexionados a aproximadamente 90º e os ombros relaxados, isto ajuda a evitar tensões musculares na região cervical, nos ombros e costas.
 

-Para pegar algum objeto no chão, procure flexionar os joelhos agachando ao invés de curvar-se para frente. Ao carregar algum objeto pesado, como uma caixa, por exemplo, procure mantê-lo próximo ao corpo, com os cotovelos flexionados.

 

 

Fonte:

www.protecao.com.br

www.saudeocupacional.sp.com.br

 

Comentários


© Pierri Ocupacional. Todos os direitos reservados.
Produção / Cadetudo Soluções Web