Horário de Funcionamento

Segunda a Quinta - 06:30 as 17:00
Sexta - 06:30 as 16:00

Atendimento

(28) 3037-7474
comercial@pierri.com.br

Notícias


Novembro Azul, cuidar da saúde também é coisa de homem

A cada ano surgem 68 mil novos casos de câncer de próstata

02.11.2015

Homens que tiverem histórico familiar da doença devem começar a realizar exames anuais de toque e PSA(sangue) a partir dos 45 anos. Nos demais casos, o início da prevenção pode ser a partir dos 50 anos.

 

No entanto, os cuidados com a saúde não devem ser deixados somente para o momento em que os riscos aumentam. Os homens precisam fazer visitas anuais ao médico.

 

A prevenção ainda é o melhor tratamento.

 

Fatores de risco

Sabe-se pouco sobre a maioria dos fatores de risco em relação ao câncer de próstata, já que os estudos epidemiológicos têm encontrado resultados inconsistentes. As justificativas que norteiam a detecção precoce da doença, assim como de qualquer outro tipo de câncer é que, quanto mais inicialmente for diagnosticado, maiores serão as chances de cura, além de permitir um tratamento menos agressivo e mutilante.

 

Hereditariedade

Vários fatores podem ser responsáveis pelo câncer de próstata, e a hereditariedade é um deles. Principalmente se houver dois ou mais parentes de primeiro grau portadores da doença e se esta for descoberta antes dos 60 anos de idade.

 

Envelhecimento

O envelhecimento é um dos fatores de risco, uma vez que tanto as chances de desenvolver a doença, como a taxa de mortalidade, aumentam conforme a idade.

Estudos indicam que a cada ano são descobertos cerca de 68 mil novos casos da doença. 

 

Alimentação

A influência da alimentação sobre a gênese do câncer ainda é incerta, não sendo conhecidos os exatos componentes ou mecanismos pelos quais ela pode influenciar o desenvolvimento da doença.

As evidências apontam que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e pobres em gordura, principalmente as de origem animal, não só ajuda a diminuir o risco de câncer, como também o risco de outras doenças crônicas não transmissíveis.

Também tem sido apontada uma relação positiva entre o alto consumo energético total e ingestão de carne vermelha, gorduras e leite e o risco de câncer da próstata.

 

Maus hábitos

Outros fatores cujas associações com câncer da próstata foram detectadas em alguns estudos incluem o  consumo excessivo de álcool e tabagismo. Homens com sobrepeso e obesos também possuem maior risco de desenvolver câncer de próstata.

 

Sintomas que devem acender o sinal de alerta:

• A sensação de que sua bexiga não se esvaziou completamente e ainda persiste a vontade de urinar.

• Dificuldade de iniciar a passagem da urina.

• Dificuldade de interromper o ato de urinar.

• Urinar em gotas ou jatos sucessivos.

• Necessidade de fazer força para manter o jato de urina.

• Necessidade premente de urinar imediatamente.

• Sensação de dor na parte baixa das costas ou na pélvis (abaixo dos testículos).

• Problemas em conseguir ou manter a ereção.

• Sangue na urina ou no esperma (esses são casos muito raros).

• Dor durante a passagem da urina.

• Dor quando ejacula.

• Dor nos testículos.

• Dor lombar, na bacia ou no joelhos.

• Sangramento pela uretra.

 

SAIBA MAIS

Qual é a função da próstata?

A próstata é a glândula responsável pela produção de cerca de 70% do líquido seminal, e está ligada à fertilidade masculina.

 

Qual a relação entre a próstata e a ereção?

Diretamente, nenhuma. A ereção do homem depende de fatores como secreção da testosterona, aporte sanguíneo satisfatório e condução adequada dos impulsos nervosos.

 

Qual é a chance de um homem ter câncer de próstata?

Cerca de 10% dos homens após os 50 anos de idade desenvolvem a doença. Conforme o envelhecimento, as chances crescem, podendo acometer 50% dos homens aos 75 anos.

 

Existe algum exame que substitua o toque retal?

Não, nenhum outro exame consegue o diagnóstico com a mesma eficácia, que a palpação digital, pois o câncer de próstata pode ficar em área endurecida, região facilmente acessível ao toque retal.

 

Quanto tempo demora o exame de toque retal?

Cerca de 10 segundos são suficientes para que o médico busque regiões irregulares na próstata.

 

O que é o exame PSA?

É um exame de sangue específico que verifica o antígeno prostático específico. Quando o PSA é aumentado, existem chances de o paciente ter o câncer de próstata.

 

Qual a diferença entre tumor benigno e câncer?

Tumor significa o crescimento exagerado e desordenado das células, que pode ser benigno ou maligno. Quando benigno, ele pode causar a compressão de órgãos vizinhos de onde foi detectado, mas raramente acomete o estado geral do paciente. Quando o tumor é maligno significa que é um câncer e tem capacidade para disseminar para outros órgãos, quando acontece a metástase.

 

É possível que meu câncer nunca cresça?

Sim, isso acontece quando o tumor é chamado de "câncer indolente". Nessa situação, o médico pede repetição de biópsias com intervalos determinados, para ter certeza que o câncer não evolui.

 

Existem vacinas contra o câncer de próstata?

Não há na medicina ainda uma vacina contra esse tipo de doença. Alguns pesquisadores tentam desenvolver esse procedimento usando as próprias células tumorais, mas ainda sem sucesso.

 

 

 

 

Fonte: Instituto Lado a Lado pela Vida

 

Comentários


© Pierri Ocupacional. Todos os direitos reservados.
Produção / Cadetudo Soluções Web