Horário de Funcionamento

Segunda a Quinta - 06:30 as 17:00
Sexta - 06:30 as 16:00

Atendimento

(28) 3037-7474
comercial@pierri.com.br

Notícias


Características do trabalhador que podem provocar acidentes

13.11.2015

Qualquer trabalhador está sujeito a sofrer, ou provocar, acidentes de trabalho. Mas com certeza o que usa Equipamentos de Proteção Individual(EPI´s) e segue as orientações de segurança da empresa está menos vulnerável.

 

Já  os negligentes, descuidados, e até irresponsáveis com a própria vida e a dos outros têm algumas características comuns. São elas:

 

– Desatenção

Muitas pessoas são naturalmente desatentas. Em outros casos, é o excesso de cobrança no trabalho pode levar ao limite da exaustão, comprometendo a segurança no trabalho.

 

- Complexo de Super Homem

Alguns trabalhadores têm a necessidade e vaidade de impressionar patrões e qualquer um que detenha poder na estrutura organizacional. Correm o tempo todo, querendo sempre acabar a atividade primeiro,

 

mesmo que isso implique em queda de qualidade e aumento do risco de acidentes e perdas. Elas quebram regras, fogem de procedimentos, desprezam as orientações e se tornam um risco para si e para os outros,

 

porque acham que podem correr desesperada, e desorganizadamente, o tempo todo.

 

 

- O machão/fortão

Ele se orgulha do seu  vigor físico e fica tentando impressionar as pessoas com base na força que possui, exagerando do peso que pode suportar, querendo sempre impressionar os chefes e se sobressair entre os colegas.

 

Com isso, esquece que o corpo tem limites que precisam ser respeitados.  Exceder o limite normal de transporte manual de peso pode trazer problemas sérios para o corpo num futuro próximo.

 

– O sonolento

 

Tanto em função da dedicação excessiva às mídias sociais e baladas, quanto por causa do consumismo, as pessoas perdem tempo precioso em que deveriam estar dormindo.

 

É comum aqueles que ficam na rede social e nas festas, geralmente regadas a bebidas alcoólicas, até amanhecer e dormem pouco mais de duas horas antes de ir trabalhar. Outros  fazem muitas dívidas e precisam

 

ter várias atividades para tentar pagar as contas. Pois bem, saiba que uma noite de privação de sono causa mudanças no cérebro semelhante a uma concussão leve (perda de consciência de curta duração, semelhante

 

ao que acontece pós traumatismo craniano), de acordo com uma pesquisa sueca.

 

Como consequência direta da dificuldade de raciocinar, os acidentes se tornam uma ameaça maior para quem não dorme, já que o indivíduo está mais desatento.

 

 Além disso, segundo uma pesquisa de 2011, quem não dorme perde boa parte da capacidade de avaliar riscos, o que pode ser uma ameaça para quem lida com instrumentos ou objetos perigosos.

 

Quando você estiver sentindo sono demais, é hora de avaliar se está excedendo a jornada de trabalho recomendada para um dia. O corpo sempre nos avisa quando passamos do limite.

 

Trabalhadores sonolento são risco para si mesmo e para os outros.  Um corpo levado à exaustão certamente irá responder agindo com lentidão, ou mesmo com cochilos á princípio imperceptíveis.  Ás vezes o cochilo só é percebido quando o acidente acontece.

 

Aí será tarde demais.

 

 

 

 

Tags:

Medicina Ocupacional, Saúde no Trabalho, Segurança no Trabalho, Acidente de Trabalho, PPP, PPRA, PCMA, PCMSO, PCA, PGR, PCMAT, PPR

 

 

 

 

Fonte:

http://segurancadotrabalhonwn.com/

http://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/noticias/o-que-acontece-com-voce-depois-de-24-horas-sem-dormir

http://www.areah.com.br/cool/descanso/materia/67983/1/pagina_1/as-consequencias-de-virar-a-noite-acordado.aspx

 

 

 

Comentários


© Pierri Ocupacional. Todos os direitos reservados.
Produção / Cadetudo Soluções Web