Horário de Funcionamento

Segunda a Quinta - 06:30 as 17:00
Sexta - 06:30 as 16:00

Atendimento

(28) 3037-7474
comercial@pierri.com.br

Notícias


Black Friday, você realmente precisa comprar?

Algumas pessoas compram por compulsão

27.11.2015

 

 

 A compulsão por compras é uma doença tão grave como a dependência química e precisa de tratamento constante e adequado. Dentre os tratamentos estão os Devedores Anônimos e a ajuda de algumas instituições, como Universidades que desenvolvem pesquisas e oferecem tratamentos.


Muitos podem achar que isso não é possível, mas sim, muitas pessoas possuem uma compulsão extrema por compras e acabam gastando todo o dinheiro que recebem, sem nem se quer perceber ou usufruir do que comprou.
 

Muitas pessoas sofrem do mal da compulsão por compras, mas ainda não se deram conta do grande problema que elas possuem. Algumas pessoas não identificaram o problema ainda, embora já convivam com ele há um tempo.

A compulsão por compras, portanto, é quando o indivíduo tem uma vontade enorme de compras as coisas e, não necessariamente consumi-las, apenas comprá-las, o que caracteriza o problema diferenciando apenas de uma mania.

O que é a compulsão por compras?

compulsão por compras, é  um impulso doentio para consumir sem qualquer objetivo específico ou necessidade. A aquisição não é acompanhada de prazer, mas de sentimento de culpa. É compra por impulso. 

 

A compulsão por compras é tratada juntamente com os demais distúrbios de impulso e é considerada um distúrbio quando produz um sofrimento ao paciente, tanto desconforto psíquico quanto ao acarretar prejuízos financeiros e pessoais e interferir nos relacionamentos afetivos e familiares.

 

Que outros sintomas aparecem com esse problema?

Uma compulsão pode vir acompanhada de pensamentos obsessivos ou não. Uma característica muito importante é que as compulsões podem mudar de "objeto". A pessoa pode transferir a compulsão por compras para comidas, jogos, sexo, entre outras coisas. 

 

A compulsão por compras vem sempre acompanhada de ansiedade, quase sempre acompanhada de depressão - são o que chamamos de comorbidades. Podem existir excessos nos períodos de euforia ou de mania nas pessoas com transtorno bipolar, mas não podemos caracterizar como compulsão. Encontramos a compulsão em portadores de Transtornos Obsessivo-Compulsivos. 

 

Qual o tratamento para quem tem esse problema?

Existem diversas abordagens terapêuticas eficazes, desde o uso de modernos fármacos específicos da classe dos novos antidepressivos, alguns ansiolíticos também podem ajudar. Acompanhamento psicoterapêutico com formas de terapia cognitiva-comportamental tem se mostrado bastante eficaz quando combinada com tratamento psiquiátrico. Muito importante salientar o apoio familiar para a superação do problema, ao invés de uma postura crítica e discriminativa. 

 

 

 

 

Fonte: www.minhavida.com.br

            www.unifesp.br

 

Comentários


© Pierri Ocupacional. Todos os direitos reservados.
Produção / Cadetudo Soluções Web