Horário de Funcionamento

Segunda a Quinta - 06:30 as 17:00
Sexta - 06:30 as 16:00

Atendimento

(28) 3037-7474
comercial@pierri.com.br

Notícias


Faltam investimentos para reduzir acidentes no trabalho, diz estudo

Investimento em máquinas é alto, mas o investimento no ser humano deve ser mais importante

30.11.2015

 

 

Não há redução dos acidentes de trabalho no Brasil por falta de investimentos em prevenção, afirma a procuradora do trabalho Ana Lucia Barranco, coordenadora do Fórum de Proteção ao Meio Ambiente de Trabalho do Paraná.

 

Ela diz que embora não seja barato investir em máquinas apropriadas e bons equipamentos de proteção, o custo compensa não só por motivos econômicos, mas sobretudo humanos. A reparação dos danos ao acidentado, diz a procuradora, é mais onerosa ao país do que o custo da prevenção.

 

Dados atualizados para 2015 do Anuário Estatístico da Previdência Social(2007 a 2013) aponta que somente o custo gerado pelos acidentes entre trabalhadores com carteira assinada, que são notificados e identificados nas estatísticas oficiais, é estimado em R$ 70 bilhões.

 

E a Previdência Social confirma isso. Dos 5 milhões de acidentes de trabalho ocorridos no Brasil entre 2007 e 2013, data da última atualização do anuário estatístico da Previdência Social, 45% acabaram em morte, em invalidez permanente ou afastamento temporário do emprego.

 

Só nesse período, o desembolso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com indenizações aos acidentados foi de R$ 58 bilhões.

 

A legislação obriga a empresa a oferecer um meio ambiente de trabalho saudável e seguro. “Mas não basta o empregador fornecer os equipamentos de proteção, ele também precisa fiscalizar o uso. Se o empregado não usar, a responsabilidade é do empregador”, alerta a procuradora.

 

A procuradora salienta que a legislação fornece ao empregador mecanismos para cobrar do empregado o uso do equipamento, como advertências, suspensão e até demissão por justa causa.

 

 

Leia a matéria completa:

http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/especiais/acidentes-de-trabalho-no-brasil/perdas-humanas-em-cifras-bilionarias.jpp

 

Comentários


© Pierri Ocupacional. Todos os direitos reservados.
Produção / Cadetudo Soluções Web