Horário de Funcionamento

Segunda a Quinta - 06:30 as 17:00
Sexta - 06:30 as 16:00

Atendimento

(28) 3037-7474
comercial@pierri.com.br

Notícias


Dezembro Laranja, alerta contra o câncer de pele

É preciso se proteger e evitar o sol das 10 às 16 horas

01.12.2015

 

 

 

O Instituto Nacional do Câncer estima que em 2016 surgirão 5.670 novos casos de câncer de pele no Brasil: 3.000 entre homens e 2.670 entre mulheres.

 

Como esse é o câncer mais frequente no país, correspondendo a cerca de 25% de todos os tumores diagnosticados em todas as regiões geográficas, a Sociedade Brasileira de Dermatologia lançou a campanha Dezembro Laranja, com o objetivo de alertar para os perigos da exposição ao sol sem proteção.

 

A ação, realizada pela entidade pelo segundo ano consecutivo, reforça o combate e a prevenção precoce do câncer da pele e estimula a interação da população com o tema, promovendo a conscientização sobre este tipo de câncer, o de maior incidência no Brasil e no mundo.

 

 Pesquisas indicam que a exposição cumulativa e excessiva durante os primeiros 10 a 20 anos de vida aumenta muito o risco de câncer de pele. A infância, especialmente, é uma fase particularmente vulnerável aos efeitos nocivos do sol. Mas as pessoas de pele clara que vivem em locais de alta incidência de luz solar são as que apresentam maior risco.

 

Como mais de 50% da população brasileira tem pele clara e se expõe ao sol muito e descuidadamente, seja por trabalho ou lazer, e o país situa-se geograficamente numa zona de alta incidência de raios ultravioleta, nada mais previsível e explicável do que a alta ocorrência do câncer de pele entre nós.


 

Como se proteger

Para a prevenção não só do câncer de pele como também das outras lesões provocadas pelos raios UV é necessário evitar a exposição ao sol sem proteção.

 

É preciso incentivar o uso de chapéus, guarda-sóis, óculos escuros e filtros solares durante qualquer atividade ao ar livre.

 

Além disso, é preciso evitar a exposição em horários em que os raios ultravioletas são mais intensos, das 10 às 16 horas.

 

Perigos de exposição em grandes altitudes

Grandes altitudes requerem cuidados extras. A cada 300 metros de altitude, aproximadamente, aumenta em 4% a intensidade da vermelhidão produzida na pele pela luz ultravioleta. A neve, a areia branca e as superfícies pintadas de branco são refletoras dos raios solares. Portanto, nessas condições, os cuidados devem ser redobrados.

 

 

 

Fonte:

www.inca.gov.br

www.sbd.org.br

 

Foto:

www.prontopele.com.br

 

 

 

Comentários


© Pierri Ocupacional. Todos os direitos reservados.
Produção / Cadetudo Soluções Web