Horário de Funcionamento

Segunda a Quinta - 06:30 as 17:00
Sexta - 06:30 as 16:00

Atendimento

(28) 3037-7474
comercial@pierri.com.br

Notícias


?Engolir? o choro faz mal

A prática de mandar alguém, especialmente as crianças, engolirem o choro e se acalmarem pode ser um equívoco.

25.01.2016

 

Luciana Rizo, professora de psicologia cognitiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), diz que chorar faz bem à saúde e a expressão das emoções é algo importante.

 

Então aquela prática de mandar alguém, especialmente as crianças,  engolirem o choro e se acalmarem pode ser um equívoco.

 

Isso porque o choro é resultado de fenômenos neurológicos e endocrinológicos e está relacionado ao instinto de defesa do homem.

 

Também é uma forma de comunicação e pode expressar dor, sofrimento, alegria ou até prazer. 

 

Presentes nas situações mais marcantes de nossas vidas, as lágrimas que escorrem pelo rosto podem ser consequência de uma emoção espontânea ou o indício de alguma doença e desequilíbrio psíquico, como a depressão.

 

Para muitas pessoas, derramar algumas lágrimas também funciona como uma válvula de escape. O sentimento de melhora após uma manifestação de choro acontece porque liberar as emoções traz um certo alívio da tensão.

 

Isso acontece porque, ao chorar, você libera adrenalina e noradrenalina, conjunção responsável por gerar no organismo o que conhecemos como um misto de alívio e tranquilidade.

 

Quando você é reprimido e forçado a engolir o choro, por outro lado, reprime as emoções. Em alguns pacientes asmáticos, por exemplo, a repressão do choro pode desencadear crises da doença, como se a crise substituísse as lágrimas, segundo a psicóloga clínica

Rosemeire Zago.

 

Choro em excesso, independente da idade, deve acender o sinal de alerta e um especialista deve ser procurado. Pode ser o indício de algum transtorno ou mesmo de um quadro de depressão.

 

Choro é sinal de fraqueza?

 

“Infelizmente, para muitos em nossa sociedade, o choro é interpretado como um sinal de fraqueza. Ainda podemos encontrar mandos como ‘engole o choro’, ‘pare de chorar’, ‘chorar não é coisa de gente forte’. Esse fato é lamentável, pois ensinam a inibição

emocional, que pode trazer prejuízos aos futuros adultos.”, pondera Luciana.

 

Para os pais, o apelo é permitir que a criança se sinta livre para expressar suas emoções. Se elas parecerem demasiadas e de difícil compreensão, pode ser válido o acompanhamento como um psicólogo, capaz de ajudar na superação.

 

 

Fonte:

Leia as matérias completas:

http://mzportal.com.br/?p=16153

 

http://gaiarural.com.br/index.php/88-saude-e-bem-estar/1573-engole-o-choro-entenda-os-riscos-de-silenciar-os-sentimentos

 

Comentários


© Pierri Ocupacional. Todos os direitos reservados.
Produção / Cadetudo Soluções Web